Dicas de como fazer uma boa redação no Enem


Dicas de como fazer uma boa redação no Enem

Aprovada no Enem explica como se preparar para o Exame

Comente agora

Isabela Cruz, ex-aluna do Colégio Qi e estudante de medicina na UFRJ, teve sua redação no Enem escolhida como referência para os candidatos. No Guia do Participante, o texto de Isabela é um dos indicados como modelo, acompanhado por uma avaliação detalhada feita a partir das competências exigidas do candidato, como compreender a proposta da redação e dominar a norma padrão da língua. Para quem vai fazer a prova do Enem, é uma boa oportunidade para conhecer melhor como é feita a avaliação do texto. 

Com uma redação nota 1000, Isabela foi aprovada em medicina na UFRJ e UFF, além de obter aprovação no vestibular da Uerj. A leitura é uma grande aliada na hora de escrever. A estudante revela que ler sempre fez parte da rotina, ainda mais no ano da prova, quando passou também a escrever uma redação por semana. 

Quer ver a redação nota 1000 da Isabela? Acesse o Guia do Participante

O planejamento é um dos pontos que ajudou Isabela na preparação, a estudante utilizou provas anteriores e elaborou horários de estudo: “eu fiz todas as provas anteriores possíveis e imagináveis, o que foi muito importante, porque, assim, você passa a conhecer o modelo de prova e entender o que o examinador espera que você responda”, afirma a futura médica. Isabela ressaltou como pontos mais importantes a rotina de estudo e fazer as edições anteriores do Enem. 

O estudo é muito importante, claro, mas Isabela considera “indispensável que [quem vai fazer o Enem] tenha uma válvula de escape, porque, estudar o dia inteiro acaba levando ao estresse e ao cansaço, e nem um nem outro são bons para a prova”. Além disso, a estudante aponta a importância de controlar a ansiedade e o nervosismo antes e durante a prova. 


Tags Relacionadas
vestibulares enem dicas provas estudos


Blog