Falta um mês para o Enem; veja dicas para não se 'perder' nos estudos


Falta um mês para o Enem; veja dicas para não se 'perder' nos estudos

Nesta quarta-feira (8) começa contagem de 30 dias para as provas. 
Veja dicas de estudos e como fazer uma boa redação.

Do G1, em São Paulo

Turmas usam a plataforma para tornar o estudo mais divertido (Foto: Moiséis Rodrigues/Arquivo pessoal)Uso da plataforma Geekie Games torna o estudo mais divertido (Foto: Moiséis Rodrigues/Arquivo pessoal)

Nesta quarta-feira (8) começa a contagem regressiva de 30 dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro, e os mais de 8,7 milhões de candidatos inscritos precisam aproveitar este último mês de estudos para tirar dúvidas, treinar a redação, estabelecer uma rotina mais controlada de preparação para chegar bem preparado e confiante para o exame e não correr o risco de "se perder" na reta final de estudos. Veja dicas importantes:

1) TREINE OS SEUS CONHECIMENTOS COM O SIMULADO DO ENEM

Na plataforma online Geekie Games, o estudante encontra exercícios para testar o seu conhecimento e fazer uma avaliação diagnóstica, e provas nas quatro área do conhecimento do Enem (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática). Também está disponível osimulado final do Enem.

FAÇA O SIMULADO DO ENEM

Até o dia 9 de novembro, dia da última prova do exame do MEC, o estudante pode acessar a plataforma e fazer o simulado no mesmo formato do Enem, com o tempo de prova correndo a partir do início do teste.

Para participar, é preciso fazer um cadastro grátis no próprio site. A primeira atividade sugerida é um teste diagnóstico. O candidato então recebe um plano de estudos personalizado baseado nos seus resultados, apontando os pontos fortes e fracos. Cada passo que o estudante dá na plataforma é registrado e, à medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

2) VEJA DICAS IMPORTANTES QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA NO ENEM

Como fazer um plano de estudos? Quanto tempo devo estudar e quanto tempo devo me dedicar para descansar, passear, relaxar? O que comer nos dias antes do Enem? Estas e outras dicas pontuais de professores e especialistas em provas como o Enem estão no vídeo acima. O vídeo traz ainda dicas importantes de português, física, biologia, inglês, espanhol, química, matemática e redação. Confira.

3) LEIA MUITO E ESCREVA MUITO PARA SE PREPARAR PARA A REDAÇÃO

A prova de redação é um dos grandes destaques do Enem. A professora Fernanda Bérgamo, do Projeto Educação, explica no vídeo acima que para ir bem na redação é preciso de treino. Muito treino. "Escrever bem requer treino. Quer escrever melhor? Treine, exercite bastante. Leia muito. Sem leitura você nunca terá referência para fazer um bom texto", afirma.

4) SAIBA CONTROLAR SEU TEMPO E NÃO 'SE ARREBENTE' DE ESTUDAR

É importante estabelecer uma rotina de estudos e também uma rotina de descanso. Não adianta estudar até altas horas da madrugada e não dormir direito. Assim, não é possível assimilar da melhor maneira o conteúdo estudado. Faça intervalos durante os estudos, pode dormir um pouco após o almoço para recuperar as energias porque ainda tem muita coisa pela frente. Veja no vídeo acima algumas dicas de como cuidar do sono durante a preparação para o Enem.

5) VEJA COMO USAR A TECNOLOGIA PARA TE AJUDAR NOS ESTUDOS

 

G1 fez uma seleção de aplicativos que podem se tornar seus companheiros de estudo, auxiliando na hora de escrever resumos, organizar sua rotina de disciplinas, rever fórmulas matemáticas e até contar com uma calculadora diferente para checar resultados e fazer operações mais complexas (veja no vídeo acima).

tópicos:


Tags Relacionadas
vestibulares enem dicas estudos


Blog