Uerj fecha inscrição para exame discursivo do vestibular 2015


Uerj fecha inscrição para exame discursivo do vestibular 2015

Do UOL, em São Paulo

Compartilhe148
 Imprimir Comunicar erro

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) fecha nesta quinta-feira (9) as inscrições para o exame discursivo do vestibular 2015 da instituição. O cadastro deve ser feito pela internet.

Só poderão se inscrever os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

Fica reservado, para os candidatos comprovadamente carentes, um percentual de 45% das vagas oferecidas, distribuído pelos seguintes grupos de cotas:

  • 20% para estudantes negros e indígenas;
  • 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino;
  • 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

A prova

O exame discursivo, que acontecerá no dia 30 de novembro, será composto de três provas discursivas: uma prova de língua portuguesa instrumental com redação, para todos os cursos, e duas provas de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada prova.

O candidato deverá apresentar-se no local da prova uma hora antes do início, munido de cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta preta ou azul, e original de qualquer documento oficial de identificação com foto.

Resultado

O resultado final para o candidato terá caráter eliminatório e classificatório e será obtido pelo somatório do resultado do exame discursivo e da pontuação recebida no exame de qualificação, totalizando o máximo de 100 pontos.

De acordo com o conceito obtido no exame de qualificação, o candidato receberá a seguinte pontuação:

  • conceito A - 20 pontos;
  • conceito B - 15 pontos;
  • conceito C - 10 pontos;
  • conceito D - 5 pontos.

Serão eliminados os candidatos que obtiverem, como resultado final, um total menor do que 20 pontos.

Na ocorrência de candidatos com igual número de pontos, para fins de classificação nas vagas de cada curso, far-se-á o desempate levando-se em conta os seguintes critérios:

  • maior número de pontos no exame discursivo;
  • maior número de pontos na prova específica de peso 2;
  • maior número de pontos na prova específica de peso 1;
  • maior número de acertos no exame de qualificação.
Ampliar

Que profissão você pretende seguir? Conheça 50 carreiras e escolha51 fotos

46 / 51
Relações internacionais - O bacharel é apto para compreender as complexas relações existentes no mundo atual entre nações, organizações e empresas. Sua formação multidisciplinar básica é assegurada pelo estudo de ciência política, direito, economia, história e sociologia nos dois primeiros anos do curso, completados por dois anos de estudos em disciplinas escolhidas pelo aluno dentre as oferecidas por essas cinco áreas do conhecimento. O profissional pode ocupar diferentes postos em instituições governamentais, empresariais ou em organizações da sociedade civil. Pode também se dedicar ao serviço diplomático, uma vez aprovado em concurso público específico. Pode atuar na docência e na pesquisa sobre um leque amplo de temas ligados ao sistema mundial. Fonte: Catálogo USP e as Profissões Antonio Lacerda/Efe


Tags Relacionadas
editais inscrições vestibulares


Blog